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Nem pense em criar um Instagram para o seu negócio sem ler isso antes!

Atualizado: Mar 12

As melhores práticas, truques e considerações sobre o Instagram você encontra aqui neste incrível post feito por nós da BoardUp para você!



Por que o seu negócio precisa de um Instagram, afinal de contas?


Vamos lá, direto ao ponto como sempre!


A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o Instagram, assim como qualquer mídia social, é uma via de mão dupla.


E o que isso quer dizer, afinal de contas?


Quer dizer que, ao contrário do rádio ou da televisão, não é só você falando do seu negócio para o seu público… eles também podem e irão falar do seu negócio para você ou para qualquer um que queira ver!


Por isso, preste muita atenção…


NUNCA crie um Instagram para o seu negócio se você não consegue responder de forma muito concisa o POR QUE DE estar fazendo isso!

Você precisa ter um objetivo muito bem definido, mapeado e principalmente uma proposta de criação de conteúdo que converse com sua marca e com o seu público… caso contrário, você corre o risco de simplesmente dar um tiro no próprio pé, porque você estará criando um canal para o seu público que não agrega nenhum valor, ou seja, você está entregando algo péssimo para os seus consumidores.


Além do mais, vamos pensar no seguinte exemplo: você é dono de um restaurante que está funcionando apenas no delivery, por causa da Covid-19, e resolve criar um Instagram para alavancar o seu negócio.


Com certeza, inevitavelmente em algum momento, você vai cometer algum erro... como entregar um produto errado, comida fria ou até mesmo não entregar.


Quando você estabelece o canal, a primeira coisa que o seu consumidor insatisfeito vai pensar e muito provavelmente vai fazer é buscar o nome do seu restaurante no ‘pesquisar’ do Insta.


Feito isso, com certeza, ele vai pegar a primeira publicação que ele ver e vai comentar a insatisfação dele sobre o seu serviço.


Horrível, chegou frio!! Nunca mais compro!

Péssimo. Veio tudo errado, não recomendo!


Por mais que você quase nunca erre… por mais que tenha sido um erro pontual… por mais que você tenha corrigido o erro posteriormente… o comentário vai ficar lá!



Então vamos lá… você já tinha criado um instagram “por criar”, ou seja, sem objetivo ou proposta definida… em outras palavras, no ponto de vista do seu negócio ($$$) não agregou em nada.


E após um comentário de insatisfação de algum consumidor seu, você está agora, saindo perdendo.


EM OUTRAS PALAVRAS… era melhor você nem ter se dado ao trabalho de criar o Instagram para o seu negócio, porque ele está mais te atrapalhando do que te ajudando.


Por isso, não ache que só porque é fácil baixar um aplicativo e colocar o nome da sua empresa lá que é fácil conseguir resultado dentro deste canal.


Busque sempre um objetivo, uma identidade que converse com sua marca e principalmente… agregue valor para o seu público!

5 boas práticas para o Instagram da sua empresa



1. Agregue valor sempre!


Como falamos anteriormente… você precisa fazer o dia a dia do seu consumidor melhor e para isso, não pense que alguém vai seguir por muito tempo seu Insta se você usar ele apenas para promover a sua empresa, ou seja, lembre-se: o seu instagram não é uma página de anúncio!


2. Utilize gatilhos mentais bem no começo de qualquer publicação.


Isso é válido não apenas para a legenda da sua publicação, mas para algum vídeo que você venha a postar também! É importante prender a atenção da pessoa para que ela veja a informação que você quer transmitir.


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3. #


É muito importante que você utilize sempre no máximo 3 hashtags “únicas” do seu negócio, associado sempre a hashtags do seu mercado, porém tome cuidado com aquelas que tem muito resultado porque você estará concorrendo com um mar de publicações muito grande.


Outro ponto bem importante é: NUNCA utilize hashtags aleatórias que não tem a ver com o seu negócio ou mercado! O algoritmo do Instagram irá penalizar você por isso!


4. Identidade visual!


É muito importante que tenha um padrão, que exista uma experiência positiva do seu seguidor com a sua página. Ele precisa PERCEBER duas coisas muito importantes:


PRIMEIRA: as suas publicações conversam com a percepção transmitida pela sua marca.


SEGUNDA: existe trabalho por trás, ou seja, você não está fazendo por fazer qualquer coisa… existe sim uma preocupação em deixar o conteúdo visual agradável.


Porém… aqui vai uma dica: tudo o que é perfeito demais é falso demais! Não se prenda muito aos detalhes, as pessoas tendem a desconfiar de coisas que estão "maquiadas demais”.


5. Engajamento é mais importante que número de seguidores!


Antes de você se preocupar em ter números estratosféricos de pessoas seguindo o seu negócio, preocupe-se em ter um público inicial “fiel” a você… que interage, compartilha e acredita no conteúdo que você está criando para eles.


Lembre-se… o marketing viral (pessoas mandando para pessoas em caráter exponencial) é o mais poderoso e custa um total de 0 reais.



No final das contas, assim como tudo, preocupe-se apenas em fazer um bom trabalho, agregar valor para as pessoas e sempre de forma descontraída e espontânea… afinal de contas, ninguém abre o Instagram para ver coisas complicadas e chatas, não é mesmo?


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Muito obrigado pela leitura! Se você gostou, compartilhe!


Estar bem informad@ não é impossível!


Empreendedorismo? BoardUp!



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