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Inovação X Disrupção | Por que e como inovar?

Atualizado: Mar 12


Eu vejo um monte de gente falar sobre inovação e a importância de inovar... Mas, nunca vi alguém explicar exatamente o que é inovar e ainda mais...


Quando falam sobre o assunto, dão a entender que inovar e ser disruptivo são exatamente a mesma coisa... Porém não é bem assim, pois qualquer negócio tem a capacidade de ser inovador! E vou te mostrar como.


Então vamos lá!


Primeiro, o mais importante é eu te explicar a diferença entre Inovação e Disrupção.



1 - O que é disrupção?


A disrupção acontece quando algo é criado e muda totalmente um padrão, ou seja, rompe com a forma que algo era feito, se tornando inevitável fazer desse novo jeito. Parece confuso né, mas agora com alguns exemplos vai ficar bem fácil entender esse conceito.


Vamos começar com um exemplo clássico, quando foi criado o smartphone, isso foi uma disrupção, pois mudou totalmente a forma com que as pessoas acessam a internet, ou seja, se torna algo inevitável utilizar um smartphone.

Pensa comigo, parece algo surreal não ter acesso a um smartphone hoje, ou seja, ele criou um novo padrão no mercado de telefonia e de acesso e geração de informação, afetando mercados como a de jornais e revistas físicas, pois se tornou possível consumir informações de outra forma.


Quer mais um exemplo, então vamos lá.


As redes sociais...

Pode até parecer algo óbvio, pois mudou totalmente a forma com que as pessoas interagem atualmente, mas você consegue ver onde realmente as redes sociais foram totalmente uma disrupção? Foi na forma de fazer Marketing... Acompanha o meu raciocínio e olha que legal. Você já deve saber que para ter resultados com marketing, você precisa saber exatamente para quem ofertar a sua solução, ou seja, o público ideal que tenha interesse no que você está oferecendo... Mas veja como isso é difícil quando usamos meios de divulgação como rádio, panfletagem, comerciais televisivos dentre outros.... você irá alcançar diversas pessoas que nem vão se interessar na mensagem que você está passando... Não é mesmo?



E aí que vem a revolução das redes sociais, pois nelas é possível segmentar o público, ou seja, direcionar o seu material de marketing para a pessoa certa e por um preço muito baixo, mas ensinar exatamente como fazer isso não é o objetivo desse post. Mas, se ficou interessad@ em como fazer isso, explicamos timtim por timtim no Método Up Empreendedor.


Vamos voltar ao assunto.


Você conseguiu reparar que para criar algo disruptivo, tente a ser algo mais difícil?


Necessitando de um trabalho árduo e muitas vezes nem é feito de forma tão proposital.... E sendo bem honesto, eu particularmente não perderia muito meu tempo em criar algo disruptivel sendo que eu posso apenas inovar de forma simples e ter resultados rápidos.


E como fazer isso?


Já vou explicar como, mas antes preciso te explicar o que é Inovação na prática.


2 - Inovação


Bom, sem perder tempo.


A inovação de forma bem simples e objetiva é nada mais do que fazer algo que o seu consumidor enxerga como VALOR e seus concorrentes não fazem. Sendo VALOR tudo aquilo que o seu consumidor enxerga como sendo algo essencial ou um diferencial, que seja um fator decisivo para ele optar pela sua solução e não a do seu concorrente.


Agora vamos ao exemplo

Você possivelmente já usou o IFood ou qualquer outro aplicativo de entrega de alimentos. Esses sim são aplicativos inovadores, pois você consegue ver que ele conseguiu inovar nas 3 frentes que são necessárias para o mercado de entrega de comidas (consumidor, entregador e restaurante).


Primeiro o consumidor, que viu VALOR em ter na palma da sua mão várias opções de restaurantes em um único lugar, não precisa mais ligar para fazer um pedido (evitando a chance de errar ao anotar o pedido) e ainda consegue acompanhar em que estágio da entrega está o pedido... Sem esquecer que você tem a facilidade de pagar pelo próprio celular! Ou seja, com apenas um app o IFood foi capaz de agregar VALOR em 4 pontos relevantes ao consumidor, assim, inovou 4 vezes com a mesma solução.


Outra frente que o IFood também inovou foi referente ao entregador, que é uma peça fundamental para o modelo de delivery.


Você consegue entender que antes dos aplicativos de entrega, um entregador tinha que ficar vinculado com apenas um restaurante? E que dependia totalmente dos pedidos de entrega que esse restaurante recebia... Pois é, se o restaurante não recebesse pedidos, o entregador não receberia nada... já que ganha por entrega feita...


Mas com o IFood, a coisa mudou... Pois agora o entregador pode atender entregas de diferentes restaurantes e não depender apenas de um... ou seja... as chances de ele sair zerado no dia é praticamente impossível. Dando assim maior liberdade a ele .


E por último, temos que ver as inovações para os restaurantes, e são várias! Pois primeiro podem receber o pagamento direto pelo app, não precisando mais ter várias maquininhas de cartão que ficam com os entregadores ou ter sempre troco quando o pagamento é por dinheiro.


Além disso, não tem que se preocupar em ter entregadores disponíveis, pois o próprio aplicativo toma conta disso.


Mas quer saber qual as duas grandes inovações para os restaurantes?


É o simples fato que pessoas que jamais encontrariam os seus produtos, agora podem te ver listado, diminuindo absurdamente seus gastos com marketing, por exemplo, panfletagem e podendo direcionar melhor suas estratégias de divulgação para seu público. E ainda melhor, com a avaliação, os restaurantes que realmente entregam tanto uma boa comida como uma boa experiência são melhor avaliados e assim, maior a chance de mais pessoas comprarem desse restaurante do que do concorrente que possui uma nota inferior, ou seja, isso se relaciona diretamente ao gatilho mental da prova social.


Viu como um aplicativo relativamente simples tem diversas inovações... e que essas inovações não são nada do outro mundo... mas sim, formas de AGREGAR VALOR aos seus usuários em diversos pontos diferentes.


3 - Como eu posso inovar no meu negócio?


Simplesmente agregue valor ao seu consumidor em pontos onde os concorrentes pecam!



Mas na prática, você pode seguir 3 passos para aumentar a assertividade de como inovar no seu negócio.


O primeiro é fazer uma pesquisa exploratória, ou seja, perguntar para o seu público consumidor quais os pontos que eles identificam como ruins ou que deveriam ser melhorados, tanto na sua solução quanto na jornada do consumidor dentro do seu negócio como também dos seus concorrentes. Com isso você identifica pontos que os seus consumidores entendem como geradores de valor ao seu negócio caso sejam melhorados.


Depois faça uma seleção daqueles que você tem a capacidade de melhorar e esboce essa melhoria que você poderia executar, porém ainda não está na hora de colocar a mão na massa...!! o importante é deixar o seu consumidor te guiar.


E não esqueça!


Tente sempre trazer essas melhorias algo novo, seja um tratamento diferenciado, um atendimento customizado ou até se baseie em outros mercados para ter ideias.


Após ter feito isso, converse novamente com esse público que você fez o primeiro passo e peça para que eles escolham entre as melhorias que que você esboçou, as que sejam um diferencial, ou seja, que fariam eles optarem pela sua solução e não a do seu concorrente...


Pode até parecer simples, mas é bem trabalhoso esse processo, pois o importante não é ser rápido e sim ser bem feito e levar em consideração cada possibilidade de melhoria existente.


E caso seu público demonstre que nada que você apresentou seja um diferencial?

Fácil responder essa!


Simplesmente ou você não fez as perguntas certas na primeira etapa ou você não melhorou realmente o ponto que eles apresentaram... ou seja, você não agregou valor!


4 - Dica de onde é mais fácil inovar e tende a trazer mais resultado


Inove na experiência do consumidor, ou seja, em tudo aquilo que envolve o contato dele com o seu negócio! Seja no seu atendimento, na forma com que ele conhece a sua gama de serviços ou produtos, nos passos que ele deve seguir para efetuar a compra, ou até mesmo no seu pós-venda.


Busque sempre simplificar a vida do seu consumidor! Entenda que muitas escolhas são feitas baseadas na facilidade de se fazer algo, ou seja, ser simples pode fazer com que sua solução seja mais atrativa.


Agora é com você! Vá em frente e inove! E Nunca esqueça que sempre deve levar em consideração o que seu consumidor considera ter valor para ele.


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Muito obrigado pela leitura! Se você gostou, compartilhe!


Estar bem informad@ não é impossível!


Empreendedorismo? BoardUp!



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