• Time - BoardUp

E-Mail Marketing [Tudo que você precisa saber]


Resumo: Nesse Post você saberá TUDO que deve ser considerado para ter os MELHORES resultados em E-Mail Marketing, desde como você faz seu e-mail não cair no spam, quais palavras são proibidas de serem usada, como escrever o seu e-mail, ferramentas grátis que vão te ajudar muito e muito mais!



E-mail Marketing


O E-mail Marketing atualmente deve ser uma das estratégias de Marketing mais usada pelo seu custo-benefício e simplicidade, principalmente com diversas plataformas com planos gratuitos de E-mail Marketing excelentes para quem está começando.


Nesse post vamos entender TUDO que é necessário para você fazer as suas campanhas de E-mail Marketing.



E-mail Marketing X Cold Mail x Spam


Antes de tudo, é importante não confundir o E-mail Marketing com o Cold Mail!


O E-mail Marketing se trata no envio de e-mail para um destinatário que já seja um lead seu, ou seja, uma pessoa ou empresa que te passou o e-mail dela e permitiu que você enviasse campanhas de e-mails para ela, tendo assim, o consentimento do destinatário.


Já o Cold Mail se trata do envio de e-mail para um destinatário que nunca teve contato com você e nunca te passou o contato de e-mail e isso não é incorreto, pois essa é uma das melhores formas de entrar em contato com grandes empresas e ofertar a sua solução.


Mas aí que mora o perigo, pois se você utiliza uma ferramenta de Mail Marketing para enviar campanhas de Cold Mail, com toda certeza você bloqueado e rapidamente será considerado Spam.


E esse é o maior inimigo de quem faz E-Mail Marketing, pois existem tantas campanhas de Spam por aí, que as vezes a sua campanha pode ser considerada uma também.


Então, vou te passar agora tudo o que você pode fazer para que sua campanha chegue até a caixa de entrada do e-mail do seu lead e não caia mais no spam ou vá direto para a lixeira.



Garantindo a entrega dos seus e-mails

Sua primeira grande tarefa deve ser garantir que seus e-mails cheguem até a caixa de entrada do seu lead, pois não adianta nada escrever um e-mail incrível, se nem ao menos ele tem a chance de ser livre.


Então a sua preocupação deve ser com a autenticação do seu e-mail, reputação do seu IP e ficar longe das Black Lists.


Para isso, vou te mostrar exatamente o que deve ser feito e até apresentar uma ferramenta gratuita para você ter um laudo da situação atual do seu e-mail.



Entregabilidade


Devido a crescente das campanhas Spams enviadas diariamente para diversos destinatários, as empresas que prestam serviços de e-mail como Gmail, Hotmail, Yahoo e outras, começaram a criar formas de evitar com que essas mensagens chegassem até a sua caixa de entrada.


Assim, criaram filtros que consideram diversos fatores e etapas que seu e-mail tem que passar para não ser bloqueado por essas empresas ou ir parar em meio aos Spams, afetando assim, a entregabilidade de campanhas de E-mail Marketing.


Para entender de forma mais simples, repare nessa imagem, que demonstra o caminho percorrido pelo seu e-mail até a caixa de entrada do seu destinatário.





Agora vamos ver como evitar cair em cada um desses filtros.



Autenticação


A autenticação é um dos fatores menos falados por ser considerado algo técnico que muitas plataformas de E-mail Marketing não fazem automaticamente, tornando responsabilidade sua correr atras de como autenticar a seu e-mail.


E saiba que não é uma obrigação executar esse processo.... mas te garanto que um e-mail autenticado tem a chance bem maior de ir para na caixa de entrada do seu destinatário, ao invés da lixeira ou ser taxado como spam.


Para isso, existem 3 autenticações que tornam o seu e-mail mais seguro aos olhos das plataformas de e-mail. São elas: SPF, DKIM e DMARC.


E não esquece de definir a entrada MX, que é por onde você receberá as respostas dos e-mails que você enviou, caso alguém responda. Já que essas plataformas também fazem essa verificação como forma de autenticar o seu e-mail.


Não existe um passo a passo padrão que eu possa passar aqui para você... mas te garanto é que algo muito fácil de fazer, pois basta você pegar copiar os códigos da sua plataforma de E-mail Marketing que eles te passam e colar em uma área específica onde seu domínio está hospedado.


Recomendo contatar sua plataforma de E-mail Marketing para pedir auxílio caso eles não tenham um tutorial no YouTube ou em sua FAQ explicando exatamente como fazer.


Fazer essa etapa não deve demorar mais de 30 min e pode trazer resultados surpreendentes em grau de entregabilidade dos seus e-mails.



Reputação de IP


A Reputação do seu IP é nada mais que um Score de o quão confiável são os e-mails enviados pelo provedor de e-mail que você usa, ou seja, é uma pontuação que qualifica de onde está saindo o seu e-mail.


Por exemplo, vamos dizer que você está usando como ferramenta de E-mail Marketing o plano gratuito do MailChimp... Isso que dizer que tanto você, quanto várias outras pessoas estão enviando e-mails pelo mesmo IP (IP do MailChimp), significando que o Score atribuído a esse IP depende tanto do que você envia, quanto também do que essas outras pessoas que você nem faz ideia de quem são enviam.


E aí que pode morar o perigo... Pois muitas vezes existem pessoas que tentam enviar Spam por meio dessas plataformas, baixando drasticamente a Pontuação desse IP.


Por isso, sempre recomendo que busque contratar um provedor exclusivo ou um provedor premium, dessa forma, a pontuação desse IP será totalmente baseada nas suas ações e qualidades dos e-mails que você envia!


O único contraponto é que esses serviços podem ser caros para quem está começando, assim, utilize as versões gratuitas dessas plataformas até você ter domínio e capacidade de bancar um provedor exclusivo.


Caso você opte por um IP exclusivo seu, preste muita atenção, pois será necessário fazer o Warmup, ou em outras palavras, aquecer o seu IP. Isso significa que você não pode de cara enviar 30.000 e-mails no primeiro dia para a sua lista de leads... Você terá que enviar poucos no começo e ir aumentando gradativamente, ou seja, aquecendo o seu IP aos poucos, dessa forma, você evita com que os filtros desconfiem de você, já que seu IP não possui um histórico que demonstre uma credibilidade.



Black Lists


As Black Lists tiram o sono de todos que utilizam de E-Mail Marketing como estratégia principal de seus negócios, pois essas listas contém os domínios que enviam e-mails considerados fraudulentos.


Mas calma que não é um bicho de 7 cabeças.... Na verdade, essas Listas ajudam muito quem utiliza o E-Mail Marketing de forma honesta, pois elas ajudam a retirar golpistas, fraudadores e Spams de circulação,


E cada Black List tem uma forma própria de fazer sua varredura e identificar o que ela considera um e-mail de baixa reputação para adicioná-lo em sua lista... Porém as Black Lists se baseiam no conteúdo do e-mail para identificar se existe alguma infração ou se pode tratar de um Spam.


Então, a seguir, vamos falar sobre o Conteúdo do E-mail:



Conteúdo do E-mail


O conteúdo é literalmente tudo que você escreve em sua campanha de e-mail, partindo desde como seu nome é apresentado, o assunto, o Copy, os links, imagens, botões.... Ou seja, tudo mesmo que seja feito para a sua campanha.


E não existe uma regra do que pode ser feito ou não, pois tudo depende do objetivo da sua campanha e do público que você pretende atingir.


Porém existem “boas práticas” que fazem com que seu e-mail seja melhor visto frente os filtros, evitando cair em uma Black List... Veja a seguir alguns truques para tornar o seu Conteúdo perfeito:


- Não faça campanhas de E-mail Marketing usando e-mails de domínios gratuitos como @gmail.com ou @hotmail.com, pelo simples fato que não é esse o objetivo dessas plataformas e facilmente você acabará caindo em uma Black List. Para evitar isso, compre um domínio com o nome da sua empresa para ter um e-mail personalizado ( fulano@minhaempresa.com.br) e ser mais aceito nas caixas de entradas dos seus leads.


- Sempre use o mesmo domínio para as suas campanhas, de preferência, crie um e-mail próprio para fazer suas campanhas, pois assim, você gradativamente irá aumentar a reputação de suas campanhas.


- Evite o envio de imagens... Sei que muitas vezes você quer enviar um folder se apresentando ou algo assim... Porém isso é muito malvisto pelos filtros e é uma das grandes razões pelas quais muitos e-mails acabam sendo taxados como Spam. Por isso, recomendo que opte por campanhas de e-mail focada mais no texto.


- Cuidado com as “PALAVRAS PROIBIDAS” em suas campanhas. Essa é uma lista de palavras que são amplamente utilizadas em campanhas desonestas e malvistas pelas plataformas. Então ao final desse post, vou deixar uma lista das principais palavras que você deve evitar ao máximo em suas campanhas!


- Jamais coloque links de sites escritos por extenso em suas campanhas, para isso, utilize a opção de colocar um botão ou ainda melhor, crie um HiperLink, que não é nada mais que uma palavra que ao clicar você é direcionado a página do site específica, como, por exemplo, um ‘CLIQUE AQUI”.


O melhor conteúdo para uma campanha de E-mail Marketing: O melhor conteúdo é simplesmente aquele que atrai o seu leitor desde o momento que seus olhos batem no Assunto do seu e-mail e diretamente aguça sua curiosidade, a ponto de ele não conseguir evitar de abrir sua campanha.... E existe uma técnica extraordinária que você pode usar para conseguir a atenção do seu leitor do começo ao fim!


No link abaixo, você acessará um post que fiz aqui no Blog mostrando o passo-a-passo para você aplicar essa técnica em suas campanhas:


ACESSE O PASSO-A-PASSO


Garanto que não irá se arrepender!



Ferramentas


Agora está na hora de te mostrar duas ferramentas que podem te ajudar muito a tornas suas campanas de E-mail Marketing ainda melhores.


MxToolBox:

O MxToolBox é um site que vai fazer um relatório do seu domínio, identificando quais autenticações (SPF, DKIM, DMARC) estão ativas e verificando se foi listado em alguma Black List.


Para usar essa ferramenta, clique aqui e você será redirecionado ao site, após isso, escreva o seu domínio no campo em branco e clique em “Check Email Health”.





E após isso, você verá uma análise como essa:





Agora, basta ir corrigindo os erros aos poucos para que você garanta uma melhor entrega das suas campanhas de E-mail Marketing.



Mail Tester:


Essa ferramenta é extremamente estratégica, pois após você criar uma campanha, basta enviá-la para um e-mail gerado pela Mail Tester, que você receberá uma análise do conteúdo que você criou, como se fosse uma análise que os filtros de conteúdo fazem. Permitindo assim, você revisar sua campanha antes mesmo de enviá-la para a sua Lista.






Outras ferramentas:


Existem diversas outras ferramentas que prestam serviços parecidos e podem ser mais interessantes para você, dependendo do seu público-alvo e do objetivo da sua campanha.


Assim, segue uma lista de outras ferramentas para você testar:


- Glock Apps – ferramenta robusta com diversos níveis de informações. (acesse aqui)

- Litmus – ferramenta robusta com diversos níveis de informações. (acesse aqui)

- Sender Score – gera diversas informações. (acesse aqui)

- Talos – gera diversas informações. (acesse aqui)

- MultiRBL – varredura em Black Lists.(acesse aqui)

- Google Postmaster – analisa sua autenticação e reputação junto ao Google. (acesse aqui)




Métricas do E-mail Marketing


Existem 5 principais métricas para quem trabalha com campanhas de E-mail Marketing:


1- Taxa de retorno: É a porcentagem de e-mails que não conseguem ser enviados, pelo fato de o destinatário não ser encontrado ou do e-mail não ser minimamente aceito pelo outro provedor.


2- Taxa de Abertura: Como o próprio nome diz, é a porcentagem dos e-mails enviados que foram abertos. E 2 grandes fatores afetam essa taxa:


a) A sua reputação (autenticação + reputações + Black Lists)


b) O quanto o assunto do seu e-mail está atrativo.


3- Taxa de Clicks: Essa métrica apresenta a porcentagem de leitores que optaram por clicar no link ou botão que você colocou em sua campanha. E entenda que o grande fator que afeta essa métrica é o Copy e conteúdo do seu e-mail, assim, recomendo ler o Post sobre Copy, clicando aqui.


4- Cancelamentos de inscrição: Esse é o valor de leitores que não querem mais receber os seus e-mails... E isso ocorre quando o seu conteúdo ou suas ofertas não são mais de interesse desse seu leitor.


5- Denúncias por Spam: Isso ocorre quando algum de seus destinatários fica descontente em receber a sua campanha de e-mail e a considera um Spam, podendo ele, denunciar o e-mail enviado.



Uma das maiores plataformas de envio de campanhas de E-mail Marketing, o MailChimp, criou um post com as médias desses valores para cada nicho de mercado para você ter como benchmark para saber se você esta ou não dentro do “normal” do mercado que você está inserido.


Para acessar esse post, clicando aqui.



Palavras proibidas em Assuntos de E-mail


Aqui vou apresentar uma lista das piores palavras chaves que você pode usar em seus assuntos de e-mail... Essa lista foi apresentada por uma plataforma especializada em envio de e-mails, que para facilitar a sua vida, dividiu essas palavras por “tipo” de assunto.


Comércio: Compre; Aproveite; Grátis; Desconto; Promoção; Oferta; Imperdível; *colocar um valor específico* (Exemplo: R$ 19,99); Frete grátis;


Urgência: Agora; Já; Última chance; Hoje; Tempo Limitado; Não perca tempo; 24 Horas; Urgente; Imediato; Só até amanhã.


Chamadas: Clique; Assine; Visite o site; Saiba mais; Dê uma olhada; Leia agora; Não exclua; Veja isso; Confira; Abra; Isso não é Spam; Atenção; Especialmente para você; A informação que você pediu.


Oportunidade de Trabalho: Vagas Abertas; Telemarketing; Curso; Curso Online; Oportunidade; Agência de modelos; Oferta de emprego; Parceria; Lista de e-mails; Divulgue seu/sua; Marketing por e-mail; Sites de busca.


Finanças: Ganhe dinheiro; Trabalhe em casa; Renda Extra; Dinheiro; Crédito; Seja seu próprio patrão; Aplique agora; Taxas baixas; Dobre sua renda; Ganhe $; Pago semanalmente; Pagamento imediato; Dinheiro a sério; Dinheiro rápido; Liberdade financeira; $ $ $; Saia da dívida; Elimine a dívida; Reduza suas taxas; Refinancie; Bônus; Livre; Empréstimo; 100%; Vencedor.


Estética: Emagreça; Dieta; Porque não consigo emagrecer; Perca peso; Fique sarado/sarada; Secar barriga.


!Atenção! Não esqueça de fazer a manutenção da sua Lista de E-mail!


Quando falo de manutenção da lista de e-mail, me refiro a gradativamente ir tirando da lista aqueles leads que não têm aberto seus e-mails a muito tempo... Pois fazendo isso, você naturalmente irá aumentar a sua reputação, por estar aumentando a taxa de abertura das suas campanhas.


Até recomendo você mandar um último e-mail dando um “Adeus” ao seu lead, explicando que você irá parar de enviar e-mails para ele, pois notou que não está mais lendo as suas campanhas e se for do interesse dele continuar recebendo, peça para clicar no link para se recadastrar em sua lista.



Conclusão


Fazer campanhas por E-mail Marketing ainda é extremamente eficiente e possui um custo-benefício esmagar perto de outras estratégias! Porém deve-se atentar aos fatores que afetam os seus resultados... Buscando sempre aprimorar a sua comunicação com seus leads a ponto de desenvolver um canal de comunicação sólido e fiel.


E onde realmente muitas melhorias sempre podem ser feitas quando falamos de E-mail Marketing, é no conteúdo, ou seja, estruturar um bom Copy e conhecer muito bem o Avatar para quem você está escrevendo é crucial... Então novamente te convido a acessar nosso post sobre Copy, clicando aqui, onde tem um passo-a-passo de como criar um Copy perfeito para a sua campanha.