• Time - BoardUp

Como começar a empreender? Finalmente alguém vai te responder!

Atualizado: Mar 12

Talvez essa seja a resposta mais simples e mais complexa a se responder, pois empreender é simples e vou mostrar isso para você, porém ao mesmo tempo, devesse seguir uma metodologia que realmente te direcione no caminho certo e já aviso, não adianta ficar completando Canvas ou dizer que precisa de dinheiro para começar, pois isso não te leva a nada.


Vem comigo que vou te explicar tudo.



Antes de começar a empreender


Você tem que ter noção que existe um “preparo” e fatores que se deve levar em consideração antes mesmo de começar sua jornada como empreendedor ou empreendedora.


Primeiro, você deve entender se você está REALMENTE DISPOST@ A EMPREENDER.


E o que eu quero dizer com isso?


Você tem que entender que não existe glamour no empreendedorismo e muito menos passo a passo mágico do sucesso... Porque se fosse fácil assim, todo mundo seria empreendedor. Mas, calma!


Empreender também não é complicado... empreender é algo extremamente simples, mas também extremamente trabalhoso, e é bem essa parte do trabalho que as pessoas não estão preparadas. Então tenha noção que se você quiser realmente empreender, você terá que se dedicar!


Mas já deixo claro...


NÃO PRECISA SAIR DO SEU EMPREGO OU FICAR 100% FOCADO PARA COMEÇAR E DAR CERTO!

A dedicação está diretamente relacionada a consistência, fazendo sempre um pouquinho, ou seja, reservar pelo menos 30 min por dia para desenvolver o seu negócio já é o suficiente, mas entenda, que quanto mais tempo você dedica por dia, mais rápido você terá resultados.


E segundo, antes de começar a empreender, seja HUMILDE!


E o que eu quero dizer com isso?


Simplesmente que você tem que deixar o seu EGO de lado, pois você terá que entender os seus consumidores, o mercado que está entrando, processos e todos os fatores envolvidos... e a melhor forma de obter todas essas informações, é conversando com pessoas...


E aí que mora a dificuldade e o maior erro do empreendedor, pois muitas vezes as pessoas tendem a começar a empreender por causa de Ego! E esse ego, faz com que ela acredite que sua ideia é perfeita, e não aceita ouvir algo contrário que desqualifique essa ideia... e aí que mora o perigo!!


Coloque na sua cabeça, que quando alguém for falar da sua ideia, seja para elogiar ou até destruí-la, o importante é prestar atenção e entender o porquê exatamente estão falando isso, entender os porquês... e para isso, precisa de muuuuuita humildade, pois com toda certeza você vai ouvir coisas que não gostaria... não está na hora de defender sua ideia... e sim OUVIR.



Existe um jeito certo ou um jeito errado de começar a empreender?


Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem para mim e vamos logo deixar claro que não existe jeito certo e jeito errado de empreender... Mas com certeza existe o melhor e o pior jeito de empreender!


E qual o melhor jeito de empreender?


Fácil, basta ter um bom direcionamento já no início do desenvolvimento do seu negócios, pois é no começo que você vai definir qual o melhor caminho a ser seguido ... e se você se direciona para o caminho errado... o retrabalho e às vezes os custos para voltar atrás são gigantescos.


Eu sei que pode ter ficado vago essa resposta, então deixa eu te explicar direitinho.


O que te faz ter um bom direcionamento no começo da sua jornada empreendedora, é nada mais que saber o que está fazendo, o por que está fazendo e como deve ser feito. E a única forma de saber tudo isso, é tendo bons conhecimentos, ferramentas e estratégias... ou seja, um bom método para te guiar!


E ainda mais importante, esse método tem que ser atual, ou seja, estar alinhado com as ferramentas e formas com que o mundo funciona nos dias de hoje! Pois assim, irá permitir com que tudo que você aprenda, você possa aplicar e ter bons resultados!



Fique bem atent@ a isso! Pois utilizar ferramentas inadequadas com o business model canvas logo no começo do seu desenvolvimento, pode fazer com que você enquadre o seu negócio de forma errada, além de tirar o seu foco onde realmente importa, que é nada mais do que coletar boas informações para te ajudem a guiar o seu desenvolvimento.


Então tome cuidado!


Não é em uma ferramenta como essa que será responsável por você conseguir empreender! Então, fique espert@!


E agora sim, vou te explicar como empreender!


Preste atenção...


Mas, como eu começo a empreender, de fato?


Primeiro tive que te atentar ao que está por ai, o que você pode se deparar na internet ao pesquisar os primeiros passos do empreendedorismo e que podem te levar ao caminho errado. Agora sim vou de forma simples e objetiva te dar os primeiros passos!


  1. Definir um mercado!

Não tem muito o que explicar sobre definir um mercado, sim tenho uma dica que pode ser um fator importante para você começar da melhor forma possível!


Eu aconselho você buscar um mercado que você já conheça, seja porque você trabalhe nele ou por alguma razão tenha uma boa noção de como ele funciona, ou se não busque um mercado que você tenha afinidade e queira trabalhar!


Parece algo besta né? Mas te garanto que não é, pois como a jornada do empreendedor é árdua, é de extrema importância você ter familiaridade com o que está desenvolvendo ou empolgação, pois são fatores que te ajudam a seguir em frente caso esbarre em algumas barreiras durante o caminho... e te garanto que você irá esbarrar!



2. Visão sistemica do seu mercado


A maioria dos empreendedores pula essa parte... E por isso acabam demorando mais para criar soluções mais para frente quando esbarrar em problemas na construção do seu negócio... E isso acontece pois essa é uma etapa considerada chata, porém crucial!


A ideia nesse momento é entender ao pé da letra como esse mercado funciona, como as informações, materiais, produtos, pessoas e stakeholders se envolvem e se comunicam em todos os processos desse mercado, pois analisando mais criteriosamente, você pode identificar diversos Gaps do mercado para atual, ou seja, nem ao menos precisa ter uma ideia genial.



3. Identificar as Motivações


Agora chegamos ao início da construção do seu negócio. Está na hora de criar hipóteses de possíveis motivações que tenham nesse mercado a serem solucionadas.


Dessa forma as motivações podem ser de NECESSIDADE, DOR, VALOR OU SONHO.


Isso pode até parecer algo estranho né, e para te ensinar como fazer isso, o post ficaria muito grande... MAS RELAXA! Não gostamos de deixar pontas soltas, por isso você pode baixar o nosso material gratuito no link abaixo que te ensina exatamente como fazer isso... e até os próximos passos, ensinando tim tim por tim tim!



CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AO MATERIAL 100% GRATUITO



E você notou algo diferente!?


Já reparou como a maioria das pessoas só falam de DOR? E perguntam qual DOR você pretende resolver? Mas me responda... Quantas vezes você só comprou algo por impulso? Pois é... Você gastou dinheiro com algo que não resolvia uma dor sua... então tire agora isso da cabeça que para criar um negócio você tem que necessariamente resolver uma dor.



4. Validação


Essa é a hora de testar se aquilo que você identificou como motivação, realmente está certo! E para isso basta fazer uma boa validação, ou seja, perguntas para as pessoas, empresas ou stakeholders que sejam e que estejam envolvidos com aquela parte do processo se realmente aquilo está certo.


Para isso também não esqueça de definir os seus avatars!


Parece complicado né, e pode até ser, mas se realmente está disposto a fazer tudo isso, baixe o material, que nele está explicado exatamente como fazer! E ainda melhor, ele é totalmente prático! Ou seja, nada de blá-blá-blá, tudo direto ao ponto!


CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AO MATERIAL 100% GRATUITO


Agora é com você! Não vacila que as oportunidades não se mantém sempre abertas, talvez esse seja o momento certo de você começar a empreender!!


Baixe o material que com toda certeza será um divisor de águas na sua vida!


Pois todos os próximos passos estão nele!


Barba da BoardUp.



Muito obrigado pela leitura! Se você gostou, compartilhe!


Estar bem informad@ não é impossível!


Empreendedorismo? BoardUp!



#tinhaqueserBRASILEIRO

#empreendedorismo #boardup #mercado #negocios #empresa