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Os 3 passos de uma análise de mercado prática!

Atualizado: Mar 12

Vamos lá, direto ao ponto!


1 - Primeiro passo da sua análise de mercado PRÁTICA: O objetivo único a sempre ser alcançado por uma análise de mercado.


Primeiro vamos entender o que é esse tal de “mercado”...

Essa palavrinha mercado nada mais é do que uma representação para um conjunto de...


pessoas que apresentam necessidades e/ou desejos em comum e estão dispostas a pagar ($) para satisfazer essa necessidade/desejo.

Como já falamos aqui… empreender consiste em identificar uma oportunidade em algum mercado e lavar uma solução até ele.


E é justamente no processo de identificar essa oportunidade que análise de mercado se faz necessária porque ela tem um único e crucial objetivo… que é responder a seguinte pergunta:


“Essa oportunidade é, de fato, uma boa oportunidade? Se sim, qual o tamanho ($) dela?”


Pronto.

Marcamos aqui o objetivo a ser alcançado por qualquer análise de mercado.


Em outras palavras… o “por quê?” de se fazer uma análise de mercado consiste em responder essa pergunta.


O que é muito importante que você entenda a partir de agora é que para responder essa pergunta, antes você vai precisar responder algumas outras perguntas.


Fique tranquil@ que vamos passar para você aqui todas elas que você precisa responder, sendo que algumas delas você deverá responder a partir de uma reflexão individual/percepção sua mesmo sobre o seu negócio e outras você deverá ir atrás da informação!


Para facilitar, vamos fazer um esqueminha bem fácil de cores, beleza?


AZUL - responda através de uma percepção sua

VERMELHA - responda através de uma coleta de informações


Portanto, vamos às primeiras:


P1 - Descreva em uma única frase a oportunidade de negócio pensada por você? Ex: Um local para deixar os animais de estimação enquanto os donos vão trabalhar que inclui todos os serviços de pet shop também, em que o dono paga uma mensalidade fixa.

P2 - Por que você acredita que ela é uma boa oportunidade? Ex: Porque muitos don@s se sentem mal em deixar seus animais sozinhos enquanto saem para trabalhar e estão dispostos a pagar para alguém resolver essa dor para eles.


Só isso e vamos para o segundo passo.



2 - Segundo passo da sua análise de mercado PRÁTICA: quem são essas pessoas, afinal de contas?


É muito importante que você tenha em mente que os seus consumidores são o foco da sua análise e tudo gira em torno deles… sempre!


Por isso, é importante que você saiba fazer a segmentação do seu público-alvo.

E para isso, responda às seguintes perguntas:


P3 - Qual a faixa etária do seu público?

P4 - Quais são os canais que eles mais utilizam? (OBS: a definição da faixa etária é importante para responder essa pergunta também, por isso siga sempre a ordem que estamos dando aqui, ok?)

P5 - Qual o poder aquisitivo do seu público?

P6 - Ele gasta quanto dinheiro com o mesmo mercado que você está analisando? Ex: quanto ele gasta com o petshop normalmente?

P7 - Caso seu negócio seja físico… onde eles residem?

P8 - Qual o maior valor associado ao mercado que você está analisando? Ex: o que os donos de pet mais valorizam é a prevenção de doenças / saúde de seus pets.


3 - Terceiro passo da sua análise de mercado PRÁTICA: COISAS!


Calma, eu sei que parece estranho esse termo, mas é apenas uma forma de dividirmos na sua cabeça, de maneira bem clara, que uma análise de mercado se divide sempre em… primeiro analisar os seus consumidores (pessoas) e depois todas as variáveis que giram ao redor dele (coisas).


É bem importante você ter não apenas essa separação, como também a ordem de análise bem clara e definida na sua mente, caso contrário você pode acabar se influenciando no momento errado, como por exemplo, ao buscar saber quem são os concorrentes antes de saber quem é seu público…


Você já vai começar a modelar o seu negócio com base nos seus concorrentes ao invés de modelar o seu negócio com base nos seus consumidores (isso é um erro muito comum, então tome muito cuidado).


A partir de agora, você deverá buscar responder às seguintes perguntas:


P9 - Quais são os seus concorrentes? Liste eles e informe para cada um deles os pontos fortes e os pontos fracos.

P10 - Quais são os pontos fracos em comum dos seus concorrentes? (Aqui vale você começar a desenhar alguma inovação para o seu negócio - DÚVIDA SOBRE INOVAÇÃO? CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS)

P11 - Quais são os canais que eles utilizam para vender suas soluções?


Ótimo! Respondendo a essas perguntas você já terá uma excelente noção de quem são os seus concorrentes… mas, antes quero chamar a sua atenção para 2 pontos importantes!


[PRIMEIRO PONTO] Cuidado para não confundir concorrente com apenas um grupo de empresas que entregam a mesma solução que a sua! Complicado? A melhor forma de você entender isso é com base nesse clássico exemplo entre as empresas Cacau Show e Boticário. É evidente que o produto ofertado por ambas é distinto, porém eles são concorrentes diretos! Os seus consumidores escolhem essas empresas pelo mesmo motivo (olha aí novamente a importância de identificar as motivações corretas dos seus consumidores) que é justamente comprar algum presente/lembrancinha para algum conhecido. Por isso, atenção ao listar os seus concorrentes!


[SEGUNDO PONTO] VÁ ATÉ ELES! Nada vai superar a experiência de você entrar no estabelecimento dos seus concorrentes e ficar algum tempo apenas observando como as coisas funcionam lá dentro… e caso os seus concorrentes sejam empresas digitais, você precisa simular um processo de aquisição do produto ou serviço deles. Como assim? É simples… caso a empresa esteja oferecendo algum serviço, ligue para eles… veja como atendimento funciona, veja se eles estão pecando nesse antedimento (ponto fraco), manda e-mail, verifique o tempo que eles demoram para responder, verifique a qualidade da informação transmitida… enfim, nesse momento, lembre sempre: QUANTO MAIS INFORMAÇÕES MELHOR!


A partir de agora vamos para a última parte da sua análise de mercado.

Essa parte, com certeza, é a mais “chata” de ser feita porque aqui vamos ter que mergulhar em fatores burocráticos do seu mercado. Eu sei… isso pode parecer muito chato, mas é fundamental que você faça essa lição de casa muito bem feita antes de começar qualquer coisa… porque imagina só, você gasta uma grana para abrir, por exemplo, uma pizzaria… constrói tudo, contrata pessoas, desenha toda a sua estratégia e simplesmente não faz um banheiro para cadeirante. É pois é… o primeiro fiscal que aparecer na sua pizzaria vai simplesmente mandar você fechar ela até construir um banheiro com acessibilidade (e ele está com toda razão, beleza? É responsabilidade sua como empreendedor ou empreendedora saber disso).


Espero que você tenha entendido a importância das perguntas a serem respondidas a seguir por você, por mais complicadas que elas possam parecer ser.


P12 - O ponto que você deseja construir o seu negócio é um ponto comercial? Ou seja, é permitido pela legislação você subir o seu negócio ali? Entre em contato com membros da prefeitura da sua cidade e se informe! (para negócios físicos)

P13 - Você irá lidar com dados dos seus consumidores? Você já tem alguma noção sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)? Existe muito material sobre ela disponível, algumas horinhas de leitura irão resolver grande parte do seu problema!

P14 - Busque em sites como o JusBrasil palavras chave do seu negócio para ver se existem alguns processos relacionados até mesmo de seus concorrentes! Aprenda com o erro deles, e saia na frente!

P15 - Políticas dos canais em que você irá ofertar a sua solução… busque saber se existem políticas ou regras para os canais que você deverá utilizar!

P16 - CLT! Caso você tenha funcionários busque entender quais são os direitos e obrigações que você deve cumprir para seus funcionários não processar você futuramente (dica: entre em contato com os sindicatos para se informar).


É isso aí! Eu sei que pode parecer muita coisa, mas vai na minha… não é nada de outro mundo, beleza? Com certeza você já fez coisas muito mais difíceis na sua vida!


Comece a empreender neste exato momento!


CLIQUE AQUI e dê o seu primeiro passo para começar a empreender!

Muito obrigado pela leitura! Se você gostou, compartilhe!


Estar bem informad@ não é impossível!


Empreendedorismo? BoardUp!



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